Reuters
29/01/2002 - 15h19

Tripulação controla vazamento em navio dos EUA em Omã

da Reuters

A tripulação de um navio de guerra dos EUA conseguiu controlar um vazamento encontrado na embarcação depois de ela ter colidido com um submarino nuclear norte-americano no norte do mar da Arábia, perto da costa de Omã, afirmou hoje um oficial da Marinha dos EUA.

O submarino de ataque Greeneville -que atingiu e afundou um navio pesqueiro do Japão no ano passado matando nove japoneses- e o navio anfíbio Ogden colidiram no domingo (27) a cerca de 64 quilômetros da costa de Omã.

Ninguém ficou ferido, mas um tanque de combustível do Ogden foi perfurado e vários litros de óleo diesel vazaram no mar, disse ontem o Pentágono.

"Eles bombearem todo o combustível para um tanque externo. Não há mais vazamento", disse um porta-voz da Marinha dos EUA, acrescentando que o Ogden continuava em operação.

Segundo o porta-voz, o incidente vinha sendo investigado e não havia ainda informações sobre a causa da colisão, que aconteceu quando o Greeneville preparava-se para enviar pessoas para o Ogden por meio de um pequeno bote.

O Pentágono afirmou ontem que o Greeneville, que sofreu pequenos danos em um leme, viajava rumo à ilha de Diego Garcia, no oceano Índico.

Omã enviou aeronaves para verificar os danos ambientais provocados pelo vazamento. Segundo uma autoridade, o país esperava por um relatório oficial dos EUA sobre o incidente.

Uma porta-voz do Pentágono declarou ontem que nenhum dano ambiental "significativo" havia sido produzido pelo vazamento. Ela disse que o Greeneville e o Ogden estavam envolvidos nas operações de apoio aos esforços militares dos EUA no Afeganistão.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca