Reuters
30/01/2002 - 11h11

Estréia dos desfiles femininos tem famosos de segunda linha

da Reuters, em São Paulo

O segundo dia da São Paulo Fashion Week trouxe poucas celebridades ao pavilhão da Bienal na terça-feira.

Mas não faltaram anônimos tentando descolar um convite a todo custo e austeridade na passarela nos primeiros desfiles pós-atentados de 11 de setembro.

Crise ou sobriedade?

Não se sabe se foram os atentados contra os Estados Unidos ou a crise energético-argentina, mas o fato é que a produção dos desfiles desta temporada de inverno 2002 está para lá de pobrinha.

O que se vê com frequência são modelos desfilando sobre o chão cru, sem passarela desenhada nem grandes efeitos de luz ou superproduções, como geralmente acontece nos desfiles de verão.

Os fotógrafos, ávidos por um bom recurso visual para os seus cliques, andavam choramingando pelos corredores...

Vips de menos

Em comparação aos desfiles masculinos de segunda-feira, a semana de moda ficou desfalcada de celebridades no primeiro dia das coleções femininas.

Se a top model Naomi Campbell e a atriz global Giovanna Antonelli roubaram atenções na abertura do evento, na terça-feira o máximo que se viu foram vips do time reserva, como o DJ Zé Pedro, a VJ Tathiana Mancini, da MTV, e a dama do voluntariado Milú Vilella.

Kojak estava certo

Ele mesmo. O "macaco de auditório" do Supla parece ter previsto a peça que estaria marcando as passarelas da São Paulo Fashion Week.

No show de Supla no DirecTV Music Hall, dia 18, o DJ nova-iorquino apareceu de macacão com camisa branca e gravata. Esse look foi adotado pelas grifes nas coleções masculinas de outono-inverno apresentadas na segunda-feira. Alexandre Herchcovitch, Ricardo Almeida e Ellus foram algumas das marcas que se renderam ao estilo Beastie Boy.

Tudo por um standing

Ele não quis se identificar para não perder a mamata. Mas um fã inveterado da M.Officer fez de tudo para não ficar de fora da apresentação da marca, ainda que fosse preciso passar horas de pé, ao fundo da sala de desfiles, para ver a coleção.

"Telefonei para a loja e contei uma lorota qualquer, disse que era louco pelas roupas do Miele e que não podia ficar sem ver o desfile. Então, consegui um standing", contou. Com o sucesso da empreitada, ele começou a planejar o conto-do-vigário para a próxima edição de verão.

Cristais exclusivos

A Swarovski montou uma exposição na Bienal para mostrar criações de diversos estilistas utilizando seus cristais. Um dos itens mais chamativos é um colete de Walter Rodrigues que imita lâminas de persiana e é adornado por franjas que lembram puxadores de cortina.

Sem gringos

Na falta de dinheiro para oferecer jabá e trazer a imprensa estrangeira ao evento, a platéia da mídia especializada foi praticamente brasileira desta vez, com exceção de algumas emissoras de televisão, como a Fashion TV francesa e a E!Entertainment Television.

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