Reuters
30/01/2002 - 13h35

Tom Cruise quer que a cientologia seja reconhecida na Alemanha

da Reuters, em Berlim

O ator Tom Cruise, seguidor declarado da Igreja da Cientologia, fez lobby junto ao embaixador dos Estados Unidos na Alemanha, pedindo a ele que defenda os direitos do grupo no país, onde não é reconhecido, informaram diplomatas na quarta-feira.

Funcionários da embaixada disseram que Cruise esteve com o embaixador, o ex-senador Dan Coats, durante mais de uma hora na semana passada, em Berlim, e que lhe fez um apelo por seu apoio para melhorar a situação da organização na Alemanha.

A Alemanha não reconhece a cientologia como igreja, dizendo que ela é uma organização com fins lucrativos que se faz passar por igreja. Em algumas regiões do país, os seguidores da cientologia são impedidos de trabalhar no funcionalismo público.

Em 1997 o governo alemão submeteu a cientologia a uma investigação oficial, o que gerou reações de ultraje entre seus seguidores nos EUA, que incluem diversas celebridades.

Na edição de janeiro da revista "Vanity Fair", Tom Cruise diz que a cientologia, da qual é adepto há 13 anos, o ajudou a enfrentar várias adversidades, desde a dislexia até o rompimento com seu pai (já morto), passando pelos persistentes boatos de que ele seria gay.

A porta-voz do ator, Pat Kingsley, nega que o rompimento de Cruise e sua ex-mulher, Nicole Kidman, no ano passado, tenha tido alguma relação com a cientologia.

Tom Cruise foi à Alemanha promover seu filme mais recente, "Vanilla Sky", na companhia de sua namorada e co-estrela no filme Penelope Cruz.

A Igreja da Cientologia, sediada na Califórnia, foi fundada com base nos ensinamentos do falecido escritor norte-americano de ficção científica L. Ron Hubbard. Entre seus seguidores figuram diversas personalidades de Hollywood, incluindo John Travolta e o próprio Cruise, que a conheceu em 1990, através de sua primeira mulher, a atriz Mimi Rogers.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca