Reuters
31/01/2002 - 13h22

Aviação italiana faz alerta sobre peças de baixa qualidade

da Reuters, em Roma

O órgão italiano responsável pela aviação civil afirmou hoje ter pedido às empresas aéreas que realizem checagens urgentes a fim de descobrir se receberam certificados de garantia fraudulentos para peças de reposição ou se suas aeronaves foram equipadas com peças de baixa qualidade.

A decisão do órgão seguiu-se a uma grande investigação sobre a venda fraudulenta de peças de avião de segunda mão para grandes empresas aéreas.

"Divulgamos um alarme para todas as companhias aéreas e empresas de manutenção, mais de 300 delas", disse uma porta-voz do Ente Nazionale per l'Aviazione Civile (Enac).

A investigação, que veio à tona no sábado (26), concentra-se sobre a italiana Panaviation e empresas associadas a ela.

Segundo os investigadores, tenta-se descobrir se há ligação entre acidentes aéreos e a instalação de peças usadas nas aeronaves.

Uma cópia da advertência, datada de 29 de janeiro, apresenta um procedimento de dez pontos que as empresas aéreas devem adotar quando checarem as peças que podem ter comprado de empresas sob suspeita.

De acordo com o documento, essas peças devem ser separadas de outras e não devem ser instaladas nas aeronaves.

Planos de segurança devem ser colocados em prática para aviões que possam ter recebido tais peças suspeitas.

As diretivas do Enac afirmam que um plano de "gerenciamento de risco" deve ser posto em prática, permitindo que as empresas decidam se precisam substituir as peças imediatamente ou se podem aguardar até que se complete o tempo previsto de uso da peça.

Além da Panaviation, o Enac arrolou como suspeitas as empresas italianas New Tech Italia e a New Tech Aerospace.

Leia mais no especial Risco no Ar
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca