Reuters
31/01/2002 - 15h15

Fusão Compaq-HP dará mais força ao Linux

da Reuters, em Nova York (EUA)

A presidente-executiva da Hewlett-Packard (HP), Carly Fiorina, disse que a fusão com a rival Compaq Computer ajudará no desenvolvimento do sistema operacional de código-fonte aberto Linux.

Em discurso durante o evento anual Linuxworld em Nova York, na quarta-feira, Fiorina disse que "essa é uma combinação que é boa para o Linux".

A empresa originada com a união de HP e Compaq será forte em computadores corporativos, serviços tecnológicos, computadores pessoais e sistemas de impressão, permitindo o apoio e o melhor desenvolvimento de soluções baseadas em Linux para os clientes, afirmou Fiorina.

"Um dos aspectos da fusão com a Compaq que nossos clientes acham mais interessante, atualmente, é que ambas as empresas estão comprometidas com a adoção do Linux nas plataformas Intel e Itanium", afirmou a executiva.

O sistema operacional Linux, diferentemente do Windows da Microsoft, permite que qualquer usuário modifique o programa de acordo com suas necessidades.

O plano de fusão da HP com a Compaq tem estado sob intensas críticas de investidores, incluindo membros das famílias Hewlett e Packard, que dizem que pretendem usar seus 18% de participação na empresa para votar contra o negócio.

A presidente-executiva Fiorina tem defendido a união desde que ela foi anunciada, no início de setembro do ano passado. Nos dois últimos meses, a HP iniciou uma campanha publicitária para mostrar ao mercado os benefícios da fusão.

Fiorina, que gastou quase todos os 40 minutos de seu discurso para valorizar o Linux, registrou o intenso debate com os membros das famílias dos fundadores da HP sobre a aquisição da Compaq.

"Há pessoas que acham as mudanças motivadoras. Outros acham exaustivas. Alguns pensam que são alegres. Outros acham que intimidam. Outros sabem que irão ganhar com isso. Alguns temem que irão perder", disse ela.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca