Reuters
31/01/2002 - 15h54

Grupos planejam lançar medidas anti-spam

da Reuters, em Washington (EUA)

Dois grupos empresariais estão desenvolvendo planos para oferecer aos usuários da internet um maior controle sobre os e-mails não-solicitados que lotam suas caixas postais, conhecidos como spam.

O Truste, um grupo sem fins lucrativos que cria padrões de privacidade na internet, irá lançar hoje um sistema que coloca um selo digital nas propagandas comerciais, para verificar se a pessoa que está enviando a mensagem está de acordo com padrões de privacidade.

Enquanto isso, a DMA (Direct Marketing Association) planeja lançar um conjunto de regras para seus associados, na próxima segunda-feira, que irá obrigá-los a concordar com uma lista de endereços do tipo "não entre em contato", semelhante à lista que o grupo mantém para as empresas de telemarketing.

A DMA já possui a lista há quase dois anos, mas até agora a aceitação por parte dos associados tem sido opcional. Enquanto ambos os sistemas pretendem regularizar as comunicações de e-mail de seus associados, eles não terão como controlar as mensagens não-autorizadas que são enviadas por pessoas que não fazem parte da iniciativa.

"Nós estamos adicionando confiabilidade ao e-mail, mas isso não irá resolver o problema do spam ainda", disse Vincent Schiavone, presidente-executivo do ePrivacy Group, que desenvolveu a tecnologia do Truste.

O spam tem sido um problema desde o início da década de 1990, quando os usuários da internet perceberam que era impossível bloquear as ofertas de vendas de diplomas, empréstimos e de pornografia que chegavam aos montes em suas caixas postais de correio eletrônico.

O spam também é um problema para os provedores de acesso à internet, pois os milhões de mensagens não-solicitadas congestionam seus servidores.

Privacidade

As novas regras da DMA, aprovadas em uma comissão há duas semanas, irão impedir que as empresas participantes da associação compartilhem informações de seus consumidores com terceiros e, se for opção do usuário, impossibilitem o envio de e-mail não-solicitado.

Os participantes também terão de incluir um endereço real em suas mensagens, disse Pat Faley, presidente de ética e assuntos relacionados aos consumidores da DMA.

"O que nós estamos fazendo é criar um código para os padrões de negócios que são eticamente aceitáveis", disse Faley.

Já o sistema do Truste, chamado Positiva, irá colocar um selo digital no e-mail enviado para informar a identidade do remetente.

O selo também irá assegurar que a empresa não use práticas enganosas, como usar um endereço falso de devolução ou um assunto que não se encaixe com o conteúdo da mensagem.

O diretor executivo do Truste, Fran Maier, disse que o sistema irá facilitar a vida do usuários da internet, já que eles poderão distinguir propagandas legítimas de spams.

"É algo que nós ainda não temos no momento e acreditamos se tratar de um recurso muito poderoso", disse Maier.

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