Reuters
31/01/2002 - 18h31

Explosões e tiroteios matam 11 na Caxemira

da Reuters, em Srinagar (Caxemira)

A explosão de uma bomba em Reasi matou três homens hoje em um mercado da Caxemira, o foco da atual tensão entre a Índia e os separatistas muçulmanos que querem anexar a região ao Paquistão.

Segundo a polícia, tratava-se de uma bomba-relógio improvisada. Outras seis pessoas ficaram feridas no atentado.

Ainda de acordo com a polícia, atiradores não-identificados mataram duas pessoas em Lassipora, no distrito de Kupwara. Uma das vítimas é uma menina de 15 anos.

Ontem, dois militantes do grupo pró-paquistanês Hizb-ul-Mujahideen foram mortos em confronto com paramilitares indianos. Em outros incidentes, dois civis e dois militares foram mortos em tiroteios.

Um porta-voz do Exército indiano disse que suas tropas recuperaram uma grande quantidade de armas e munições que estavam em um esconderijo dos rebeldes perto da fronteira com o Paquistão. Havia 20 quilos de explosivos, 50 granadas e cinco bombas prontas.

Dois membros do Jaish-e-Mohammad, grupo acusado de participar da invasão ao Parlamento indiano em 13 de dezembro, se renderam às forças indianas no sul da Caxemira.

O Paquistão promete perseguir os militantes islâmicos. A Índia acusa Islamabad de treinar e financiar os rebeldes, o que o governo paquistanês nega.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca