Reuters
01/02/2002 - 13h42

Paramount distribuirá filme irlandês sobre domingo sangrento

da Reuters, em Los Angeles

A Paramount Classics, uma divisão da Paramount Pictures, anunciou que comprou os direitos de distribuição nos EUA e outros países do filme irlandês "Bloody Sunday".

O filme relata os acontecimentos de 30 de janeiro de 1972, conhecidos como "Bloody Sunday", ou domingo sangrento, quando soldados britânicos dispararam contra ativistas de direitos civis em Londonderry, Irlanda do Norte, matando 13 pessoas.

O dia é visto como um dos mais importantes nos conflitos que assolam a Irlanda do Norte e já deixaram cerca de 3.600 mortos nos últimos 30 anos.

"Bloody Sunday" estreou em janeiro nos EUA, no Festival de Cinema de Sundance, diante de um público entusiasmado.

Escrito e dirigido por Paul Greengrass, o filme teve sua estréia mundial em Londonderry, no início de janeiro, provocando reações variadas entre as pessoas que o viram.

Linda Roddy, cujo filho William Nash morreu naquele dia, aos 19 anos, disse à Reuters que o filme "trouxe muitas recordações dolorosas, mas é algo que era preciso fazer".

"Bloody Sunday" é estrelado pelo ator britânico James Nesbitt ("A Fortuna de Ned"), no papel do militante pelos direitos civis Ivor Cooper.

Em Londonderry, na quarta-feira, cerca de 2.000 pessoas fizeram um minuto de silêncio um pouco antes das 16h15 - horário no qual começou o tiroteio, em 1972 - para lembrar o domingo sangrento.

A banda de rock U2 falou dos acontecimentos desse dia em sua canção "Sunday Bloody Sunday", enorme sucesso de público.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca