Reuters
02/02/2002 - 18h26

Ativistas aplaudem heróis da esquerda no Fórum Social

da Reuters, em Porto Alegre

Eles podem ser intelectuais questionados ou idealistas reclamões, mas para muitos ativistas de esquerda reunidos em Porto Alegre (RS) esta semana, eles são os heróis de um movimento que espera mudar o mundo.

No ano passado, Jose Bové, agricultor francês e ativista antiglobalização, roubou a cena no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, ao arrancar plantas geneticamente modificadas em uma fazenda nos arredores da cidade.

Este ano, Noam Chomsky, um intelectual norte-americano de modos gentis, amplamente marginalizado pele mídia de seu país, está ganhando destaque no fórum, expondo sua perspectiva da globalização e do poder.

Mas de 40 mil pessoas devem comparecer ao fórum, que começou no ano passado como um contraponto do Fórum Econômico Mundial, que está sendo realizado durante esta semana em Nova York.

Enquanto presidentes de bancos centrais, executivos e políticos encontram-se no inverno de Nova York para avaliar o estado mundial do capitalismo, um amplo espectro de ativistas calçando sandálias reúnem-se na capital gaúcha para propor alternativas ao status quo.

Vindas de todo o mundo, milhares de pessoas acotovelavam-se na sala de conferências na sexta-feira, para ouvir Chomsky explicar como os Estados Unidos e outras potências mundiais exploram crises como a de 11 de setembro para manter a classe trabalhadora em seu devido lugar.

O linguista da Filadélfia escreveu mais de 70 livros e é professor do respeitado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Em Porto Alegre, ele foi "caçado" por fãs atrás de uma foto ou um autógrafo, como qualquer astro de rock.

"Não estou aqui para ver estrelas, mas Chomsky é uma exceção", disse Mike Gonzalez, um delegado britânico do Partido Trabalhista inglês. "Eu páro na frente de Chomsky e penso, eis um intelectual norte-americano com integridade que vem sobrevivendo nestes 20 anos com entendimento e visão".

Outros "astros" do fórum são Bové, que está sendo discreto desta vez, e o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva.

"Ele é um autêntico representante de seu povo, especialmente para os setores mais pobres", disse o paraguaio Cesar Benitez na sala lotada de pessoas ávidas por ouvir o discurso do líder petista.

Leia mais sobre fóruns de Porto Alegre e NY
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca