Reuters
03/02/2002 - 11h20

Reino Unido propõe prisão de fim de semana para certos crimes

da Reuters, em Londres

O secretário do Interior britânico, David Blunkett, propôs hoje uma grande reforma no sistema carcerário, que permitiria a detentos não-violentos ficarem presos somente no fim de semana.

Em artigo para o jornal "The Observer", Blunkett disse que o Reino Unido deveria pegar emprestada a idéia de "custódia intermitente" da Alemanha, onde alguns condenados são liberados para trabalhar durante a semana.

"Precisamos procurar uma terceira opção à custódia e a punição comunitária", escreveu Blunkett, que deverá conversar com administradores penitenciários amanhã.

As propostas do secretário foram bem recebidas pela inspetora-chefe de penitenciárias Anne Owers, que classificou-as de "uma resposta muito criativa" aos problemas que enfrentam as prisões no país.

"Estou interessado em criar prisões abertas especiais e abrigos que não dariam a liberdade, mas permitiriam aos criminosos trabalhar, aprender novas ocupações e especialmente manter relações familiares e cuidar de seus filhos", escreveu Blunkett.

"A prisão é uma maneira cara de negar liberdade às pessoas."

Leia mais no especial Reino Unido
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca