Reuters
06/02/2002 - 10h59

Pobreza na África tende a alimentar terrorismo, diz Tony Blair

da Reuters, em Londres

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, alertou o Ocidente de que novas ameaças terroristas podem surgir se não forem adotadas medidas contra a pobreza na África.

Blair disse que o continente africano está na mesma situação que o Afeganistão há dez anos, quando havia condições de que "se deteriorasse e virasse um Estado vivendo das drogas e do terrorismo". Para o premiê britânico, "o impacto final foi sentido nas ruas da América".

Reuters - 08.mai.2001
Tony Blair, primeiro-ministro britânico

Blair viaja hoje para Nigéria, Senegal, Gana e, possivelmente, Serra Leoa. Na Nigéria, conflitos de rua entre etnias cristãs e muçulmanas mataram mais de cem pessoas nos últimos dias, em Lagos. Já Serra Leoa acaba de sair de uma guerra civil, graças a um acordo de maio de 2000. O país é vigiado por tropas britânicas.

Em uma entrevista ao jornal "Times", Blair disse que o 11 de setembro reforçou a idéia de que o Reino Unido precisa ajudar a África "não só por causa da óbvia miséria do povo", mas também porque "no mundo de hoje, o interesse mútuo e o interesse próprio andam de mãos dadas".

"O motivo por que sou tão empenhado nisso é que acho que temos a melhor chance desde a última geração para mudar as coisas", disse Blair, mencionando projetos de ajuda ao desenvolvimento e mediação de conflitos.

Em junho, o G-8 (países mais ricos do mundo) vão divulgar um projeto, inspirado no Plano Marshall (ajuda norte-americana à Europa após a Segunda Guerra), para injetar US$ 64 bilhões or ano nas economias do continente mais pobre do mundo.


Leia mais no especial Reino Unido
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca