Reuters
07/05/2001 - 13h43

Sérvios prendem autoridades ocidentais em prédio na Bósnia

da Reuters, em Banja Luka (Bósnia)

Milhares de nacionalistas servo-bósnios encurralaram importantes autoridades internacionais em um prédio de Banja Luka (Bósnia), informou hoje um porta-voz da ONU (Organização das Nações Unidas).

O chefe da missão da ONU no país, Jocques Klein, e outras autoridades ficaram presas no prédio depois que cerca de 2.000 manifestantes sérvios começaram a atirar granadas de gás lacrimogêneo, pedras e ovos em muçulmanos e nas autoridades que estavam na cidade para celebrar a reconstrução de uma mesquita destruída na Guerra da Bósnia (1992-95).

Os muçulmanos aplaudiram a chegada de Klein ao local, mas a manifestação deles provocou a fúria de sérvios reunidos nas proximidades. Os sérvios romperam o cordão de isolamento da polícia para atacar os muçulmanos, obrigando os civis e as autoridades a se refugiarem em um prédio das proximidades.

"O senhor Klein e outras autoridades estão no prédio. Eles continuarão lá por enquanto, até que a situação se resolva'', disse Alun Roberts, porta-voz da ONU.

Segundo pessoas de Banja Luka, o premiê servo-bósnio, Mladen Ivanic, deve negociar com os manifestantes a fim de que as pessoas possam deixar o prédio.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca