Reuters
08/02/2002 - 12h09

Telemar conclui antecipação de metas no Rio depois do Carnaval

da Reuters

A Telemar Norte Leste pretende entregar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o último relatório de antecipação de metas de universalização na semana do dia 18 de fevereiro.

Ronaldo Iabrudi, presidente da Telemar Norte Leste, operadora de telefonia fixa em 16 Estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste (exceto São Paulo), disse que a instalação de linhas telefônicas e orelhões no interior do Rio de Janeiro já está pronta.

"Vamos concluir o trabalho na capital e Grande Rio depois do Carnaval", afirmou, por telefone, de Fortaleza. Segundo Iabrudi, a auditoria contratada pela operadora, a Ernst&Young, está verificando a antecipação das metas no interior do Rio de Janeiro. Os relatórios referentes aos demais 15 Estados da área de atuação da Telemar já foram encaminhados à Anatel.

"Em 1º de abril estaremos atuando no Sudeste, especialmente São Paulo, e no centro-sul, com comunicação de dados e longa distância", disse o executivo. A expectativa dele é que a Anatel certifique a antecipação das metas da Telemar antes disso.

Segundo Iabrudi, o contrato da Telemar com a Pégasus para uso do backbone —rede de comunicação— que liga São Paulo a Brasília e a Porto Alegre valerá a partir de abril. Ele aposta na conquista de contas nacionais de empresas que hoje são atendidas pela Telemar apenas nos 16 Estados onde ela atua. O executivo citou como exemplos o Banco do Brasil e a Gerdau.

A Telemar já assinou também contratos de interconexão para prestar serviços de longa distância internacional, mas Iabrudi antecipou que está fora da guerra de tarifas que vem sendo travada pela Embratel e pela Intelig.

"Vou ter um preço e as pessoas terão que definir se vão usar ou não a Telemar", disse. "Não vou entrar nessa briga, ao final da qual as empresas morrem", afirmou.

Na longa distância nacional, a expectativa é de um crescimento substancial nas chamadas para todo o Brasil usando o código da Telemar. Segundo Iabrudi, a Telemar já detém 60% das ligações entre cidades e Estados da sua área de atuação.

"Estou tranquilo de que terei participação de mercado muito significativa", afirmou. "Não estou pensando em briga de tarifas, mas em condições e planos específicos para segmentos que me interessam", acrescentou.

Os planos especiais devem incluir tarifas reduzidas em ligações nacionais e internacionais no período das 24h às 6h. Além da estratégia de ataque, a Telemar está desenhando a defesa da sua base de clientes.

Em março, a operadora lançará o pré-pago fixo no Norte e no Nordeste, com planos de R$ 20 e R$ 40. Essa é também uma ferramenta contra a inadimplência que assombrou as operadoras de telefonia fixa no ano passado.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca