Reuters
08/02/2002 - 16h19

Após 30 anos, ex-rei deverá voltar ao Afeganistão em março

da Reuters, em Roma

O ex-rei afegão Zahir Shah encerrará quase 30 anos de exílio e retornará à sua terra natal em março para apoiar o governo interino, disse hoje o filho do monarca.

"Meu pai vai para lá para viver definitivamente, para ajudar nosso povo, para trazer a democracia", disse Mir Wais Zahir.

Reuters - 1.out.2001
Zahir Shah, ex-rei do Afeganistão
Na preparação para seu retorno, Shah passou por exames médicos no início desta semana e os resultados foram muito bons, disse Mir Wais.

"Os médicos disseram que, embora meu pai tenha 87 anos, ele tem a saúde de um homem de 65", declarou.

Mir Wais, que vive em Roma, como o pai, disse que os membros da família retornarão para o Afeganistão no mês que vem.

"Nós não podemos dizer o dia, mas meu pai voltará com certeza antes do dia 21, que é o início do nosso ano novo", disse.

O antigo ritual de ano novo, chamado de Nowrus, foi proibido pela milícia islâmica do Taleban, que governou o Afeganistão até ser deposta pela campanha militar liderada pelos Estados Unidos, iniciada em 7 de outubro.

Acordos firmados em Bonn, na Alemanha, em dezembro, entre a Aliança do Norte e três grupos exilados decidiram formar um governo interino de seis meses e convocar uma Loya Jirga, tradicional grande assembléia.

Pelo acordo, o ex-rei vai abrir a Loya Jirga, que deve apontar um governo transitório, que conduzirá o país às eleições diretas na metade de 2004. O monarca não terá nenhuma participação política.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca