Reuters
13/02/2002 - 15h53

Leitura do primeiro capítulo ajuda a promover livros na web

da Reuters, em Nova York (EUA)

Quando os autores escrevem um novo livro hoje, um dos primeiros lugares onde a obra será vista é a internet, que, cada vez mais, está se convertendo em um lugar para se ler o primeiro capítulo das obras mais vendidas.

Seja um best-seller ou um escritor obscuro, a web agora é um auxílio para o leitor decidir o que comprar.

A publicação de trechos de livros começou há cerca de cinco anos. Livrarias on-line como a Amazon.com pediam aos editores os direitos para reprodução on-line, a fim de aumentar as vendas desses produtos na mídia virtual.

Agora, tornou-se uma prática habitual colocar um trecho da obra na rede.

"Antes da internet, não havia realmente um bom mecanismo para ter acesso a trechos de um livro, entrevistas com um autor ou para dar uma olhada no índice", disse John Corcoran, analista de internet na CIBC World Markets, em Boston.

Além de amostras de capítulos, a Amazon.com e seus concorrentes usam links literários, que são vistos quando se efetua buscas de títulos ou autores em um instrumento de busca como o Google.

Os links guiam os leitores para extratos de obras ou biografias, ou para bate-papos com o escritor.

A prática se converteu em um importante aliado na indústria de lançamentos. Editoras e mesmo autores colocam trechos de livros e outras atrações em seus sites.

"Diria que tanto as editoras quanto os escritores estão colocando uma parcela dos livros online, para que o público leia e aproveite a promoção do livro, o que realmente ajuda nas vendas", disse Jessica Carter, executiva encarregada de promoção de internet na editora Alfred Knopf, de Nova York.

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