Reuters
14/02/2002 - 11h32

Domingo confirma fama de má sorte para escolas de samba do RJ

da Reuters, no Rio de Janeiro

Mais uma vez a campeã do Carnaval veio de uma apresentação na noite de segunda-feira. Das cinco primeiras colocadas no Rio de Janeiro, apenas a Beija-Flor entrou na avenida no domingo. Coincidência ou não, esse fato se repete a cada ano.

É o que mostram as estatísticas. Em 18 anos de Sambódromo, somente em quatro a campeã saiu do domingo: Mocidade em 1985 ("Ziringuidum 2001") e em 1996 ("Criador e Criatura"); Mangueira em 1987 (com o enredo "Carlos Drummond de Andrade") e Imperatriz Leopoldinense em 1994("Catarina de Médice").

Nos demais 15 anos (inclusive 2002), a vitoriosa sempre veio de um desfile de segunda-feira.

Má sorte para as últimas
E a tal "maldição" parece ser também implacável com os últimos lugares. Não é que a escola rebaixada, a São Clemente, desfilou no domingo? O penúltimo lugar (Tradição), assim como o antepenúltimo (Caprichosos de Pilares) também evoluíram no "domingo maldito".

A São Clemente foi a primeira a desfilar no domingo. Dois de seus carros alegóricos tiveram problemas e atrasaram em 30 minutos todas as outras escolas.

"Tínhamos um Carnaval para ficarmos numa boa posição, mas tivemos azar, dois carros alegóricos apresentaram problemas o que resultou na perda de pontos. Se é o azar da noite de domingo, eu não sei", disse Sônia Regina, da Comissão de Carnaval da agremiação.

Os problemas de domingo não acabaram por aí. Um dos integrantes da Comissão de Frente do Salgueiro desmaiou antes do final do desfile e desfalcou o grupo, que tem de apresentar um número exato de componentes.

Na Grande Rio, a roupa de uma passista despencou no meio da avenida. O carro sobre Tiradentes da Unidos da Tijuca ficou por 20 minutos preso na concentração. O segundo carro da Tradição também quebrou e fez a escola parar no meio da avenida por 12 minutos. Tudo isso no domingo.

Na Beija-Flor, que ficou em segundo lugar, a carnavalesca Laíla não esconde o medo do domingo. A escola, por ter sido vice-campeã no ano passado, tinha o direito de escolher o horário para desfilar na noite de domingo, mas abriu mão disso e preferiu ir para o sorteio geral, na expectativa de cair no segunda-feira. Caiu no domingo.

"As condições são teoricamente iguais. Mas não sei o que acontece. No ano passado também caímos no domingo".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca