Reuters
14/02/2002 - 12h16

Esperma de bacalhau é arma secreta da indústria cosmética

da Reuters, em Oslo

O batom que você está planejando usar para um encontro especial na noite que se comemora o Valentine's Day -Dia dos Namorados em diversas partes do mundo- pode conter um algo mais que não está a mostra.

Uma empresa de biotecnologia norueguesa disse hoje que aposta no mercado de esperma de bacalhau para a indústria de cosméticos.

A Maritex, que é uma das maiores produtoras mundiais de óleo de fígado de bacalhau, pretende produzir sete toneladas de esperma de bacalhau processado em 2002 para o mercado internacional de cosméticos depois de um trabalho experimental em 2001.

Mas não tema que um certo cheirinho de peixe possa contaminar seus beijos.

"Não tem cheiro nem sabor de nada", disse Frank Hansen, engenheiro de biotecnologia da Maritex. O esperma é utilizado para dar liga à água nos cremes para o corpo e na maquiagem.

"É muito melhor fazer um fixador de água a partir de um produto natural do que confeccionar um coquetel químico para desempenhar a mesma função", disse Hansen. Ele acrescentou que o extrato de esperma de bacalhau também é usado em medicamentos e substitutos ao leite materno.

Segundo o engenheiro, o esperma de bacalhau processado é vendido por US$ 200 o quilo, em média, dependendo de sua pureza.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca