Reuters
15/02/2002 - 10h21

Beija-Flor ameaça protestar contra vice-campeonato

da Reuters, no Rio de Janeiro

A diretoria da Beija-Flor ameaçou se apresentar sem os carros alegóricos no próximo sábado, no desfile das campeãs do Carnaval 2002, em protesto contra a derrota para a campeã Mangueira por um décimo de ponto.

A escola está revoltada com a perda de meio ponto no quesito alegoria e adereços, em nota dada pela juíza Luciana Ribas, o que determinou a vitória da Mangueira sobre a Beija-Flor.

A iniciativa do protesto será estudada pela comissão de carnaval da escola. Na apuração da quarta-feira, a Beija-Flor obteve 299,4 pontos, contra 299,5 pontos da Mangueira.

"Essa é uma proposta da direção, eu acho que seria fantástico a Beija-Flor ir apenas com o seu contingente para provar que não é só com alegoria que se ganha o Carnaval", disse Laíla, um dos diretores da Beija-Flor.

"Nós estamos sendo perseguidos desde 1997", acrescentou. "Acho justo irmos para a avenida só com samba no pé".

Laíla criticou a jurada, dizendo que ela já prejudicou a Beija-Flor cinco anos atrás no mesmo quesito, e aproveitou para cutucar a campeã verde e rosa.

Segundo Laíla, os jurados prometiam dar notas 10 para escolas que fossem criativas na confecção de carros alegóricos, mas acabaram premiando aquela que "optou pelo conservadorismo", numa crítica a Max Lopes, carnavalesco da Mangueira.

"Eu respeito a opinião da Beija-Flor, mas o que não faltou para a Mangueira foi criatividade", respondeu Lopes, afirmando ainda que já tem três enredos para o ano que vem, sem dar mais detalhes.

"O que posso dizer é que pretendemos homenagear uma grande figura, um grande personagem da história brasileira".

A Mangueira e a Beija-Flor são as últimas a desfilar no próximo sábado. A partir das 21h, se apresentarão também Salgueiro, Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel e Imperatriz Leopoldinense.

Após quatro anos, a vencedora do grupo de acesso, a Acadêmicos de Santa Cruz, que em 2003 desfilará no grupo especial, participará do desfile das campeãs às 19h15, segundo a Riotur.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca