Reuters
18/02/2002 - 13h11

Sistema métrico vence mais uma batalha no Reino Unido

da Reuters, em Londres

Os chamados cinco "mártires do sistema métrico" do Reino Unido perderam hoje sua batalha legal para vender seus produtos pesando-os em libras e onças, mas prometeram lutar contra o que o porta-voz deles chamou de a "morte da democracia".

Os cinco contestaram a condenação a que foram submetidos por venderem produtos segundo as medidas que datam da Idade Média. As leis européias determinam o abandono desse sistema e a adoção do sistema métrico.

Opositores da União Européia (UE) aproveitaram o momento para denunciar o modo como as diretivas vindas da direção do bloco estavam acabando com as centenárias tradições britânicas sem permitir que os moradores do país se manifestassem.

A Suprema Corte do país confirmou a condenação dos cinco pelo uso das medidas imperiais em um caso iniciado em novembro.

Neil Herron, porta-voz dos cinco, afirmou que a derrota mostrava "de forma incontestável como um país e seu povo haviam sido traídos por sua elite política".

"Esses homens sacrificaram tudo. Tivemos um apoio magnífico do povo britânico desde o início. Se eles quiseram levar o caso para a Câmara dos Lordes, que assim seja."

Steven Thoburn, John Dove, Julian Harman, Colin Hunt e Peter Collins foram processados por vender produtos medindo-lhes o peso em libras e não em quilos.

A Suprema Corte decidiu que os "mártires" deveriam obedecer ao padrão determinado para toda a Europa e que não tinham direito a recorrer à Câmara dos Lordes, a mais alta corte do país.

Mas os homens ainda podem dirigir-se diretamente ao órgão a fim de terem direito de apelar do caso.


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca