Reuters
08/05/2001 - 11h45

Celebridades e Greenpeace lançam boicote contra Esso britânica

da Reuters, em Londres

O Greenpeace, grupo de defesa ambiental, e celebridades mundiais lançaram hoje um boicote na Grã-Bretanha à Esso, braço europeu da empresa norte-americana Exxon Mobil, porque o conglomerado apoia a decisão dos EUA de não ratificar o Protocolo de Kyoto.

Ativistas e a ex-modelo Bianca Jagger deram início à campanha de boicote à Esso, que também conta com o apoio da cantora Annie Lennox e do ator Ralph Fiennes.

"Com frequência, como indivíduos, nos sentimos impotentes frente a essa catástrofe que se anuncia. Mas, com esta campanha, podemos mudar o rumo das coisas", disse Jagger, ex-mulher de Mick Jagger, integrante da banda de rock Rolling Stones.

A Campanha Detenha a Esso, uma aliança de que participam, além do Greenpeace, os Amigos da Terra e o Povo e o Planeta. As entidades pedem que o público britânico não abasteça seus carros nos postos da Esso até que a empresa prometa dar seu apoio ao Protocolo de Kyoto.

A Body Shop, que também apoia o boicote, pretende divulgar a campanha por meio de sua cadeia de lojas de cosméticos naturais.

O Greenpeace tenta atacar cinco empresas de petróleo norte-americanas, entre as quais a Exxon Mobil, por darem apoio à decisão do presidente dos EUA, George W. Bush, de retirar seu país do acordo de Kyoto, uma medida que enfureceu muitos aliados dos norte-americanos.

"A Esso é o vilão número um quando se trata do aquecimento global", afirmou o diretor-executivo do Greenpeace, Stephen Tindale.

A empresa, porém, afirma que a campanha não conseguirá mudar a política norte-americana e trará prejuízos apenas para os empregados locais dela.

O Protocolo de Kyoto estabelece que os países industrializados cortem a emissão de gás carbônico em 5,2% em relação aos níveis de 1990, cortes esses que devem ser realizados até 2012. O gás carbônico é o principal dos gases que provocam o efeito estufa, responsável pelo aquecimento da Terra.

A Exxon Mobil não aceita as provas científicas de que a queima de combustíveis fósseis está relacionada com o aquecimento global. A Exxon integra a Coalizão do Clima Global, um grupo internacional de empresas que se opõe a essa teoria sobre a mudança do clima do planeta.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca