Reuters
18/02/2002 - 21h00

Sérvios dão boas notas ao desempenho de Milosevic em Haia

da Reuters, em Belgrado (Iugoslávia)

A defesa desafiadora de Slobodan Milosevic e os ataques que vem sofrendo em seu julgamento por crimes de guerra estão repercutindo bem na Iugoslávia, onde 40% dos sérvios deram "boas notas" para o seu desempenho, segundo uma pesquisa.

Perguntados sobre qual nota dariam à defesa do ex-presidente iugoslavo, com a qual ele responsabiliza seus inimigos -a Otan e os albaneses de Kosovo- por muitas das atrocidades pelas quais é acusado, apenas um em cada sete dão a ele a pior nota possível.

De acordo com a pesquisa feita pela Strategic Marketing, com sede em Belgrado, mais da metade da população acompanhou os boletins diários sobre o depoimento inicial de Milosevic, no qual ele acusou o tribunal de ser um instrumento de uma conspiração do Ocidente contra os sérvios.

Milosevic foi retirado da presidência da Iugoslávia em uma revolta popular em outubro de 2000 e foi mandado para Haia no ano seguinte. Ele enfrenta acusações de genocídio na Bósnia, pelo período de 1992 a 1995, e crimes contra a humanidade na Croácia, em 1991-1992, e Kosovo, em 1999.

Ele mantém alguns simpatizantes entre nacionalistas da Sérvia, onde ainda há ressentimentos por conta do bombardeio promovido pela Otan, que expulsou as forças de Milosevic do Kosovo em 1999.

Até muitos de seus oponentes dizem estar impressionados com o desempenho de Milosevic em Haia, mas não com o homem em si, cujas reformas condenaram a Sérvia a uma década de guerras e isolamento internacional, acreditam.

Cerca de 500 sérvios participaram da pesquisa no final de semana para dar notas de 1 a 5 para Milosevic, as mesmas utilizadas nas escolas sérvias. Seu desempenho no tribunal conseguiu uma média de 3,6 pontos, mas sua popularidade pessoal ficou em apenas 2,5.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca