Reuters
18/02/2002 - 23h54

Tribunal de Haia ouve 1ª testemunha de acusação a Milosevic

da Reuters, em Haia

Um albanês de Kosovo foi chamado hoje como a primeira testemunha a depor contra o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic, 60, que está sendo julgado por crimes de guerra pelo tribunal internacional de Haia, na Holanda.

Milosevic encerrou hoje seu discurso de defesa e culpou o Ocidente pela violência nos Bálcãs.

"A verdade está no meu lado. Por isso eu me sinto superior aqui, o vitorioso moral", disse Milosevic, ao finalizar o seu mais longo discurso diante de sua maior audiência.

"O público vai falar. Eles são o júri", afirmou. Grande parte da fala preliminar de Milosevic foi transmitida pela mídia mundial.

O político de origem albanesa Mahmut Bakalli participou de uma missão de paz em 1998. Líder do Partido Comunista em Kosovo entre 1970 e 1981, disse que David Gajic, então chefe da segurança sérvio em Kosovo, lhe contou sobre a política de "terra arrasada" em um encontro entre sérvios e albaneses.

"Gajic me disse 'temos um plano (...) com uma política condenada de terra arrasada'. Gakic disse que o objetivo dessa política era destruir 700 assentamentos povoados por albaneses e destruir propriedade e pessoas."

"As pessoas foram expulsas de seu trabalho, foram expulsas de seus gabinetes governamentais, de negócios culturais, da educação - em geral para fora da vida social", afirmou.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca