Reuters
19/02/2002 - 16h00

Gorillaz, Stereophonics e Travis concorrem ao Brit Awards 2002 nesta 4ª

da Reuters, em Londres

Nada de divas do pop e roqueiros politizados. A 13ª edição do Brit Awards preferiu aderir ao "hype" e indicou nomes como Gorillaz, Stereophonics e Travis para concorrer ao prêmio mais importante da música britânica.

Britney Spears, U2 e Madonna foram simplesmente ignorados nas indicações ao Brit Awards deste ano, cuja cerimônia acontecerá na próxima quarta-feira em Londres.

Com isso, a mídia não poupou duras críticas e qualificou a premiação como uma farsa, dizendo ainda que o Brit Awards não passa de um parente pobre do Grammy americano.

"As coisas realmente parecem estar confusas este ano", disse o editor da influente revista de música "NME", Andre Paine. "Como pode uma banda como o U2, que teve um desempenho excepcional, não receber indicação alguma?".

Robbie Williams é um dos poucos artistas pop concorrendo à premiação na categoria de melhor artista solo masculino, ao lado de Elton John, Craig David e Aphex Twins.

A ex-Spice Girl Geri Halliwell é a contraparte de Williams na categoria melhor artista solo feminina, competindo com Dido, PJ Harvey, Sade e Sophie Ellis Bextor.

A cerimônia de premiação em Londres será diversão pura para uma indústria duramente atingida pela recessão econômica e a pirataria, que fizeram as vendas mundiais de discos cair até 10 por cento no ano passado.

O Brit Awards costuma ser anualmente marcado por algum escândalo movido a álcool. "Com certeza haverá algum drama", disse Zoe Ball, que vai apresentar o prêmio este ano ao lado do comediante Frank Skinner, ao tablóide The Mirror.

O incidente mais famoso foi provocado pelo astro Jarvis Cocker, preso depois de invadir o palco e fazer gestos obscenos enquanto Michael Jackson se apresentava.

Liam Gallagher, do Oasis, certa vez chamou o australiano Michael Hutchence de fracassado, e um integrante da banda Chumbawamba derramou um balde água gelada sobre o vice-primeiro-ministro britânico John Prescott.

Este ano a cantora australiana Kylie Minogue prometeu aparecer num modelo para lá de sensual. E o polêmico grupo So Solid Crew vai se apresentar ao vivo, o que também pode significar problemas.

No ano passado, sua turnê foi cancelada, atendendo a recomendações da polícia, depois que um atirador começou a disparar durante uma de suas apresentações, num clube lotado em Londres.


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca