Reuters
19/02/2002 - 16h59

Primeiro-ministro sueco diz que o regime norte-coreano "deve cair"

da Reuters, em Linkoping (Suécia)

O primeiro-ministro sueco Goran Persson disse hoje que a administração totalitária da Coréia do Norte deve cair, mas que deve ser substituída de forma pacífica.

"O regime da Coréia do Norte deve cair", afirmou Persson, um dos únicos chefes de Estado do Ocidente que encontraram o líder do país, Kim Jong-il. Durante o primeiro semestre de 2001, Persson, como o então presidente da União Européia, intermediou conversas de reconciliação entre as duas Coréias a pedido do presidente sul-coreano Kim Dae-jung.

A Suécia é um dos poucos países ocidentais que manteve embaixadas em ambos os países durante a Guerra Fria.

Na berlinda
"Mas (a mudança) deve vir a partir dos próprios coreanos e por meios democráticos", explicou.

Ele falou em resposta ao discurso do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que classificou a Coréia do Norte, assim como o Iraque e o Irã, como integrante de um "eixo do mal".

Bush chegou à Coréia do Sul hoje para uma delicada viagem diplomática, durante a qual ele espera visitar a Zona Desmilitarizada, que divide a península coreana.

Oficiais sul-coreanos disseram que ele espera que a visita prepare o terreno para conversas entre Washington e a Coréia do Norte, para esclarecer os projetos nucleares e balísticos de Pyongyang.

"Eu espero que George W. Bush dê aos coreanos o suporte que precisarem", disse Persson.

Leia mais sobre terrorismo nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca