Reuters
08/05/2001 - 17h06

Canadá "oferece" bicicleta a habitantes e tenta reduzir poluição

da Reuters, em Toronto (Canadá)

A cidade mais populosa e congestionada do Canadá, assolada pela poluição e pelo tráfego cada vez pior, lançou um programa para incentivar o uso de bicicletas, na esperança de convencer seus habitantes a deixar o carro em casa e redescobrir os benefícios de pedalar.

O programa piloto BikeShare, inspirado em iniciativas de Amsterdã (Holanda), Copenhagen (Dinamarca) e Portland (EUA), visa reduzir as emissões de poluentes, estimulando seus cidadãos a pegar uma bicicleta em um dos seis postos montados próximos a estações do metrô ou em estacionamentos, devolvendo no dia seguinte.

"São bicicletas bem básicas, com uma marcha, mas Toronto é bem plana", disse o conselheiro de Toronto Jack Layton, um adepto do ciclismo como um meio de transporte há um ano.

"Queremos que elas não sejam atraentes para ladrões, porque Toronto é a capital mundial do roubo de bicicletas -temos 11 mil bicicletas roubadas por ano aqui- mas não vamos entrar em pânico com isso", disse.

Por uma taxa anual de 25 dólares canadenses (US$ 16), os ciclistas poderão pegar uma das 150 bicicletas usadas, equipadas com cadeado, cesta, buzina e olho-de-gato, e pedalar em Toronto ou ao longo do lago Ontário, nos 200 quilômetros de ciclovias da cidade.

Layton espera ter mil bicicletas e mil quilômetros de ciclovias até 2004, em resposta à crescente popularidade do transporte de duas rodas. Haverá também mais postos de bicicletas.

O projeto é uma iniciativa da Rede Comunitária de Bicicletas, que reúne a prefeitura e um patrocinador privado, a empresa de eletricidade local, Ontario Power Generation.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca