Reuters
20/02/2002 - 19h36

Taiwan proíbe clonagem humana em estudo com células-tronco

da Reuters, em Taipé

Autoridades de saúde de Taiwan anunciaram hoje que são contra a clonagem humana em pesquisas de células-tronco devido a questões éticas.

"Passamos por três audiências públicas para discutir o assunto porque precisávamos ouvir idéias diferentes antes de chegarmos a um consenso", disse Chen I-an, do Departamento de Saúde. "Decidimos proibir a clonagem humana e isso tem efeito imediato."

As células-tronco embrionárias são derivadas de embriões e têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula existente no corpo, permitindo aos cientistas regenerarem órgãos ou tecidos danificados. No entanto, a pesquisa provoca controvérsias, porque para obter essas células é preciso destruir o embrião.

Uma decisão do presidente norte-americano, George W. Bush, de permitir a pesquisa limitada e financiada pelo governo federal, foi bastante observada por Taiwan e aqueceu o debate se a ilha deveria apoiar o estudo das células dos embriões humanos.

O Departamento de Saúde de Taiwan afirmou que estava disposto a permitir pesquisas limitadas de células-tronco, já que uma proibição total poderia frustar o desenvolvimento do crescente setor de biotecnologia de Taiwan.

Acadêmicos pediram ao governo que decrete regras ligadas ao assunto assim que possível, para autorizá-los a desenvolver as pesquisas.

"Realmente esperamos que o governo possa oferecer leis relevantes logo. Além disso, não queremos gastar muito tempo fazendo pesquisas e de repente descobrir que nosso estudo é contrário às leis", disse Chou Shiu-huey, professor assistente do Departamento de Biologia da Universidade Católica Fun Jen.

Alguns especialistas acreditam que as células-tronco embrionárias podem ajudar no tratamento de doenças hereditárias, do mal de Parkinson e de Alzheimer, da diabete e de lesões na medula espinhal.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca