Reuters
21/02/2002 - 15h43

Nokia vai compartilhar tecnologia de rede com outras empresas

da Reuters, em Cannes (França)

A Nokia vai compartilhar parte de sua tecnologia de rede com outras companhias, estendendo sua iniciativa de telefonia celular, a fim de acelerar a adoção de novos produtos e serviços de ponta pela indústria.

Um representante da empresa disse que a tecnologia que será compartilhada incluirá os equipamentos de estações rádio-base —que transmitem os sinais das ligações de celulares nas redes—, como também outras tecnologias usadas em redes móveis de operadoras.

"A abertura vai melhorar ainda mais a eficiência de pesquisa e desenvolvimento, acelerar o tempo de chegada no mercado e ajudar todo o setor a oferecer aos usuários particulares e às empresas novos serviços móveis com a melhor relação custo-benefício", disse a Nokia em nota.

"Para sustentar esse desenvolvimento, a Nokia vai compartilhar suas tecnologias centrais de módulo com outras empresas de equipamentos de rede em uma base de igual para igual para com seus próprios negócios de sistemas", acrescentou o comunicado. A companhia fez o anúncio no congresso 3GSM, em Cannes, França.

A finlandesa Nokia, maior fabricante mundial de celulares, disse que criou uma nova unidade dentro de sua divisão Networks para avançar a estratégia. A nova unidade já está em contato com várias fabricantes de equipamentos de rede.

No começo desta semana, a Nokia já havia anunciado que oferecerá a outras produtoras de aparelhos celulares um kit completo de projeto para a produção de telefones aptos para a internet. A empresa pretende com isso deter a planejada entrada da Microsoft no mercado de celulares.

O apelo em potencial do projeto está na redução de gastos de desenvolvimento para as empresas de celulares e redes, que poderão se concentrar em diferenciar suas marcas, tornando-se as primeiras a oferecer recursos diferenciados ou novos serviços.

A norte-americana Motorola anunciou na segunda-feira que vai trabalhar junto a operadoras de celulares para desenvolver serviços que permitam maior velocidade na transmissão de dados nas novas redes, que estão para chegar ao mercado.

A Nokia gera cerca de um quarto das vendas do grupo e compete com a líder do setor, a sueca Ericsson .

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca