Reuters
21/02/2002 - 15h46

Governo dos EUA questiona "escudos" para radiação de celulares

da Reuters, em Washington (EUA)

Reguladores norte-americanos processaram duas companhias que vendem dispositivos que bloqueiam potenciais riscos à saúde supostamente causados por celulares. Eles afirmaram que as empresas não têm base para alegar que seus produtos funcionam.

A FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA, na sigla em inglês) afirmou que as companhias dizem de forma desleal que seus produtos —vendidos com as marcas "SafeTShield", "NoDanger" e "WaveShield"— podem bloquear ondas eletromagnéticas emitidas pelos telefones celulares. Alguns especialistas temem que essas ondas possam causar câncer cerebral.

A agência de proteção do consumidor informou que vai tentar proibir a venda dos aparelhos no mercado e devolver o dinheiro dos consumidores, pois as empresas estão fazendo afirmações enganosas.

Um representante da comissão disse que não há evidência científica de que os chamados "escudos" bloqueiam a radiação. "Essas companhias estão usando a deturpação para esconder os fatos dos consumidores", disse Howard Beales, chefe da Agência de Proteção do Consumidor da FTC.

Representantes das duas empresas acusadas —Stock Value 1, de Boca Raton (Flórida), e Comstar Communications, de West Sacramento (Califórnia)— não estavam disponíveis para comentar o assunto.

As companhias dizem que os consumidores que ligam os aparelhos aos fones de ouvido de seus telefones celulares podem bloquear até 99% de toda a radiação eletromagnética.

Os aparelhos celulares, no entanto, emitem grande parte da energia eletromagnética na antena e em outras partes do telefone, e não no fone de ouvido, disse a FTC. As empresas não informam que seus aparelhos não bloqueiam esse tipo de radiação em sua propaganda, segundo o órgão regulador dos EUA.

Os consumidores preocupados com a exposição à radiação eletromagnética devem limitar o uso do telefone celular, usar um fone de ouvido e evitar fazer ligações em áreas com sinal ruim, informou a comissão.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca