Reuters
08/05/2001 - 20h06

ONU aumenta pressão para que Milosevic seja julgado em Haia

da Reuters, em Washington

A promotora da ONU (Organização das Nações Unidas), Carla del Ponte, que está em Washington para a visita do presidente iugoslavo Vojislav Kostunica, pediu hoje que o governo dos EUA e as forças de paz internacionais pressionem a Iugoslávia para que transfira o ex-presidente Slobodan Milosevic para um tribunal de crimes de guerra em Haia.

"Estou de fato pedindo que a comunidade internacional faça pressões concretas para que os fugitivos e Milosevic sejam transferidos'', afirmou depois de uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Richard Boucher, disse que Powell e del Ponte concordaram em estabelecer um prazo para que Milosevic seja transferido de Belgrado, onde está preso e enfrentando julgamento por abuso de poder e corrupção.

Powell deve encontrar Kostunica amanhã, durante sua primeira visita a Washington desde que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) bombardeou as forças de Milosevic, em 1998, e Kostunika venceu as eleições.

Os Estados Unidos pretendem retirar o apoio para a reconstrução do país se Belgrado se recusar a cooperar com o Tribunal Internacional Criminal da Ex-Iugoslávia.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca