Reuters
21/02/2002 - 17h33

Telas em cores devem guiar demanda por aparelhos celulares

da Reuters, em Cannes (França)

Os consumidores que desejam trocar seus aparelhos celulares neste ano por novos modelos equipados com sofisticados serviços de dados, como mensagens de vídeo e foto, terão muito trabalho para encontrar os telefones móveis.

A indústria iria vender milhões de telefones com câmeras digitais embutidas e mensagens instantâneas, mas não conseguirá por problemas técnicos e pela carência de serviços disponíveis.

O recado vem de grandes operadoras de telefonia da Europa, provedores de conteúdo e fabricantes de aparelhos celulares, que estão nesta semana em Cannes, França, num congresso do setor.

A previsão é de que as vendas de telefones móveis neste ano seja de cerca de 430 milhões de unidades, acima das 390 milhões de unidades do ano passado, que foi o pior período para a indústria de celulares.

O sucesso da joint venture Sony Ericsson com a venda de aparelhos com visor em cores é prova de que os consumidores estão atrás de novidades. O presidente da companhia, Katsumi Ihara, disse que novos produtos, incluindo mais modelos com tela colorida, serão lançados no próximo mês em uma feira de telecomunicações na Alemanha.

A Philips, maior conglomerado de eletrônicos da Europa, também está apostando nos visores em cores, games e na tecnologia sem fio Bluetooth, que permite a ligação de celulares com computadores e outros aplicativos.

"Leva tempo para desenvolver o mercado", disse Arthur van der Poel, integrante do conselho da Philips encarregado da área de telefones. "A cor será um dos grandes apelos deste ano", acrescentou.

A fabricante britânica de aparelhos Sendo, que trabalha em conjunto com a Microsoft para lançar um "smartphone" (telefone inteligente) e em cores, disse que também planeja oferecer um aparelho sofisticado com jogos eletrônicos no final de 2002.

De acordo com profissionais do setor, as dificuldades em estabelecer padrões de software e tecnologia entre diferentes concorrentes têm retardado a introdução de serviços de telefonia móvel. Muitas das empresas em Cannes têm subestimado o lançamento das chamadas mensagens multimídia (MMS), que permitem o envio de vídeo, áudio e texto através de celulares.

Nokia, a exceção

A finlandesa Nokia, líder na indústria, é a única companhia a promover de forma agressiva os telefones multimídia.

A empresa, que planeja lançar um modelo avançado no meio de 2002, tem dito que espera que o mercado por celulares de próxima geração ganhe volume ainda este ano.

As operadoras de telefonia iriam dar boas-vindas aos novos aparelhos da Nokia, acredita a empresa, já que elas precisam de novos serviços de dados para ampliar as receitas, levando em consideração que o faturamento com o tráfego de voz está caindo.

"As operadoras não estão interessadas em como o aparelho é, mas apenas em meios de ampliar a receita", disse o vice-presidente de produto e de marketing da fabricante de micros de mão Handspring, Joe Sipher.

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