Reuters
22/02/2002 - 10h38

Siemens registra crescimento modesto para celulares 3G

da Reuters, em Cannes (França)

A Siemens, fabricante alemã de equipamentos de telecomunicações, identificou este ano um crescimento modesto no segmento de infra-estrutura para telefonia sem fio e deve anunciar novos contratos nas próximas semanas no Brasil e em Portugal.

O presidente da área de infra-estrutura sem fio da Siemens, Valentin Chapero Rueda, disse também que está confiante de que a parceria com a japonesa NEC vai levar a uma participação maior da empresa nas redes de terceira geração de telefonia celular, acima dos 20% de participação nas redes GSM, o padrão europeu de segunda geração.

"Baseado nos contratos UMTS que temos hoje, queremos ser um forte terceiro colocado neste mercado", afirmou o executivo. O padrão UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) é uma das diversas tecnologias de terceira geração que estão sendo testadas atualmente.

"Em Portugal, esperamos anunciar um contrato nas próximas semanas e já fechamos negócio em vários países europeus. Não perdemos um só cliente da tecnologia GSM que fizeram a evolução para o UMTS", disse.

Rueda observou que os projetos de terceira geração do celular ainda estão no início, muitos em teste, e que, por isso, a Siemens não espera receitas significativas dessa área este ano.

Com relação aos sistemas GSM, Rueda disse esperar um crescimento de um dígito em 2002, com expansão principalmente na Ásia e na América Latina. "Esperamos anunciar um segundo contrato de GSM no Brasil nas próximas semanas", disse Rueda.

A Siemens já fechou contrato com a Oi, subsidiária de telefonia móvel no padrão GSM da Telemar, e espera acertar ainda com a Telecom Italia Mobile .

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca