Reuters
22/02/2002 - 11h14

Nova York alerta eBay sobre venda de artigos ligados ao WTC

da Reuters, em Nova York (EUA)

O procurador-chefe de Nova York alertou nesta quinta-feira o site de leilões eBay para que não se beneficie dos atentados de 11 de setembro com a venda de itens que "depreciem a memória das vítimas".

Em carta enviada ao eBay, Michael Cardozo afirmou que a venda de broches comemorativos, uma camiseta com o emblema do corpo de bombeiros de Nova York, fitas com o som dos trabalhos de resgate e um par de botas supostamente usadas com a mesma finalidade são "moralmente repugnantes" e "censuráveis legalmente".

Cardozo considera ainda que a venda de certos itens para lucro particular —como logotipos e insígnias— é ilegal, visto que transgride marcas registradas da cidade.

Um grande número de outros itens são avaliados por ele como "tentativas espalhafatosas de obtenção de lucro com homicídio em massa", dentre elas uma "reprodução de áudio muito, muito, muito descritiva" dizendo-se conter "coisas que nunca foram veiculadas em rádio e TV".

Até 31 de dezembro passado, o eBay proibia a venda de produtos relativos aos atentados contra o World Trade Center e ao Pentágono. Desde então, o site vem "policiando cuidadosamente" esses itens, de acordo com o porta-voz Henry Gomez.

Ele disse que a companhia ficou "um pouco embaraçada" com a carta do procurador e vai retirar de leilão os artigos que violam as marcas registradas, representem cena de crime ou possam ser ilegais.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca