Reuters
22/02/2002 - 16h48

Motorola investe em vigilância residencial via celular

da Reuters, em São Francisco (EUA)

A fabricante de equipamentos de telecomunicações e celulares Motorola se uniu a um fundo de investimento de US$ 20 milhões para financiar a Xanboo, empresa que vende tecnologia de vigilância residencial via internet.

Por meio da Motorola Ventures, unidade de investimentos da fabricante de celulares, a Motorola investirá no desenvolvimento de serviços residenciais, mercado que ela chama de "networked home" (lar em rede).

Por enquanto, a tecnologia é desenhada para operar em PCs, mas, em breve, haverá opções de controle via decodificadores em TVs e também dispositivos sem fio, razão do investimento da Motorola.

"A tecnologia dá a oportunidade para que uma avó entre na internet e veja o quarto de seu neto, mesmo que ela esteja a 700 milhas de distância", afirmou Matthew Growney, diretor da Motorola Ventures.

A plataforma da Xanboo inclui software, câmeras de vídeo, sensores sem fio e dispositivos de controle que são ligados ao computador. A tecnologia permite o controle remoto de dispositivos como termostatos e portas de garagem.

O sistema também serve para o monitoramento de pequenos estabelecimentos comerciais com o objetivo de oferecer maior segurança patrimonial.

A companhia prevê que as operadoras de telefonia e as empresas de banda larga atuarão no mercado de monitoramento e vigilância residencial.

A Motorola Ventures, que investiu cerca de US$ 50 milhões no ano passado, anunciou no começo desta semana a compra de uma fatia da Codeonline Oy, empresa finlandesa de entretenimento.

A empresa desenvolve jogos para aparelhos portáteis, uma tecnologia que faz com que os usuários gastem mais tempo usando seus celulares.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca