Reuters
25/02/2002 - 11h13

Plebiscito sobre a adoção do euro no Reino Unido pode sair em 2003

da Reuters

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, recebeu hoje novos pedidos para fixar uma data para um plebiscito sobre a adoção da moeda única européia, o euro.

Jornais informaram que Blair está fazendo planos para um possível plebiscito em 1º de maio de 2003, coincidindo com as eleições regionais.

Enquanto isso, o líder do Partido Democrata, Charles Kennedy, pediu ao governo que pare de "conter o passo''. "Existem todas as razões para supor que as condições podem ser alcançadas e que possamos ter um plebiscito em 2003'', disse Kennedy.

"É o momento de nos concentrarmos. Deveríamos determinar uma data específica para o plebiscito sobre o euro no próximo ano.''

Um porta-voz de Blair informou que nenhuma decisão foi tomada. "Não houve mudança em nossa política e não foi tomada nenhuma decisão sobre uma data futura'', disse ele à Reuters.

Em princípio, Blair foi favorável a juntar-se ao euro, mas ele diz que apenas fará isso se a idéia de adotar o euro passar por cinco testes econômicos preparados pelo ministro das Finanças, Gordon Brown, e se os britânicos concordarem com um plebiscito.

Blair prometeu fazer uma avaliação dos cinco testes no máximo até junho de 2003.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca