Reuters
25/02/2002 - 17h08

Qualcomm vê melhora em demanda de chips para celulares

da Reuters, em Chicago (EUA)

A empresa de tecnologia sem fio Qualcomm acredita que a demanda por chips para telefones celulares está melhor. A informação diminuiu a preocupação do investidor e valorizou as ações da companhia.

"A visibilidade dos pedidos de chips pode estar conduzindo a confiança na Qualcomm", disse Tim Luke, analista de equipamentos sem fio da Lehman Brothers. "Nós acreditamos que os investidores podem ficar encorajados com os anúncios da empresa."

Para Mark Roberts, analista da First Union Securities, o que a Qualcomm disse pode ser um sinal de que a indústria sem fio está voltando a crescer. "Acredito que você poderia deduzir que as coisas não estão piorando e nós estamos vendo alguns sinais de melhoria", disse ele.

A Qualcomm detém importantes patentes relacionadas à tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access, na sigla em inglês), padrão dominante de telefonia celular nos Estados Unidos e segundo sistema mais adotado no mundo.

A empresa tem sofrido com a desaceleração internacional na indústria de equipamentos de telecomunicações, motivada pela retração econômica e pela fraca demanda do consumidor.

Nesta segunda-feira, a Qualcomm expressou que o mercado pode estar melhorando. "Nós continuamos a ver um momento positivo de construção da terceira geração de telefonia móvel com redes baseadas no padrão CDMA 2000 1X ao redor do mundo", disse em comunicado o presidente da companhia, Irwin Jacobs.

O CDMA 2000 1X é a tecnologia da Qualcomm para a terceira geração de telefonia móvel, que promete acesso rápido à internet a partir de celulares. As atuais redes digitais são consideradas de segunda geração e o sistema analógico é tido como a primeira geração.

A Qualcomm informou também que seu balanço financeiro continua forte, com cerca de US$ 2,4 bilhões em dinheiro.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca