Reuters
26/02/2002 - 13h23

"Les Miserables" já foi assistido por 45 milhões de espectadores

da Reuters, em Londres

Quase 25 anos depois de escrever o musical "Les Miserables", o compositor Claude-Michel Schonberg mal consegue acreditar em sua sorte. O musical já foi visto por 45 milhões de pessoas em todo o mundo e não dá sinais de enfraquecer.

Sua história dolorosa e comovente já foi cantada em 19 línguas, em cidades que abrangem de Budapeste a São Paulo. A próxima parada será Xangai.

Nas capitais mundiais do teatro, Londres e Nova York, "Les Miserables" sobreviveu aos atentados de 11 de setembro, tanto assim que, segundo Schonberg, os fãs já estão recomeçando a reservar ingressos.

"É um milagre'', disse Schonberg, em entrevista concedida na terça-feira, no teatro londrino que abriga as apresentações de "Les Mis" há nada menos que 17 anos.

Ele e o autor das letras de "Les Mis", Alain Boublil, não se deixaram intimidar por esse sucesso internacional e compuseram "Miss Saigon", em que retrabalham a trama de "Madame Butterfly''. "Miss Saigon'' também virou sucesso internacional.

Mas eles não tiveram a mesma sorte com "Martin Guerre", que foi reescrito diversas vezes, mas nunca alcançou o mesmo grau de popularidade que "Les Mis''.

Parisiense nascido na Hungria, Schonberg rende homenagem a Victor Hugo, autor do romance épico que lhes forneceu a matéria-prima do musical. Ele estava em Londres para uma sessão de fotos para comemorar o 200o. aniversário do nascimento de Victor Hugo.

O elenco do musical estava usando o figurino da peça, pronto para ser fotografado para um conjunto especial de selos comemorativos a ser lançado pela ilha de Jersey, no Canal da Mancha, onde Victor Hugo viveu no exílio durante 15 anos.

Sempre otimista, Schonberg não vê razão para que "Les Mis'' não continue a fazer sucesso por muito tempo ainda. "Já estamos nos aproximando da marca de 50 milhões de espectadores", observou.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca