Reuters
09/05/2001 - 12h22

Macedônia retoma esforços para governo de unidade nacional

da Reuters, em Skopje (Macedônia)

O governo da Macedônia e o principal partido oposicionista albanês estão preparando um acordo para acabar com o impasse na formação de um governo de unidade nacional.

A coalizão é vista pelo Ocidente como uma ferramenta para desestabilizar as guerrilhas de apoio rural.

Uma fonte do governo informou que o acordo faria com que o Exército deixasse de cercar as posições rebeldes no norte e nordeste e daria ao Exército de Libertação Nacional 72 horas para retirar suas tropas das vilas que eles ocuparam na semana passada.

Depois disso, as forças de segurança agiriam, segundo a fonte, que acrescentou que o acordo não seria anunciado publicamente, mas implementado na surdina.

O nível de confronto na quarta-feira entre rebeldes albaneses e forças de segurança era baixo. Repórteres da Reuters na região de Kumanovo, a 30 quilômetros da capital Skopje, disseram que apenas uma batalha atingiu a vila de Slupcane, uma suposta base rebelde.

Países ocidentais vêm expressando uma preocupação profunda com a situação na Macedônia, que poderia desestabilizar os Bálcãs, menos de dois anos depois do fim da guerra em Kosovo.

Os líderes da Macedônia, em conjunto com o chefe de segurança e das Relações Exteriores da União Européia, Javier Solana, concordaram em formar um governo multiétnico de unidade nacional numa tentativa de reduzir a força das guerrilhas separatistas.

O governo, com a maioria de dois terços, teria então poderes para aprovar novas leis e alterar a Constituição para atender as promessas de direitos iguais aos albaneses étnicos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca