Reuters
26/02/2002 - 17h02

EUA subestimam ataque planejado à embaixada em Roma

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos mantiveram-se relutantes quanto a conclusões precipitadas sobre um túnel embaixo da embaixada italiana em Roma, o que oficiais italianos apontaram como sendo um ataque terrorista.

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Richard Boucher, disse que a equipe da embaixada inspecionou o túnel, ajudada por dois agentes especial de segurança. "Eles não acharam nada significante", disse.

"Nós realmente não queremos que as pessoas cheguem a quaisquer conclusões até a investigação estar completa", acrescentou.

Investigadores italianos suspeitam que quatro marroquinos presos na semana passada com grande quantidade de composto de cianeto, pó explosivo e mapas de uma rede de água em torno da embaixada poderiam estar planejando um ataque químico.

A polícia encontrou o túnel que possuíam linhas de eletricidade e de telefone depois das prisões. Mas um oficial norte-americano disse que havia outros buracos similares usados pelos trabalhadores para interligar os túneis.

Boucher disse que relatórios ligando o fato a possíveis ataques seriam "muito especulativos, muito prematuros".

No entanto, ele enfatizou que não estava tentando contestar as autoridades italianas. "Eu meramente percebi o óbvio, novamente, que nós estamos em um estágio inicial e não devemos especular". disse. "Só porque você consegue ligar os pontos não significa que há uma figura."

Leia mais sobre terrorismo nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca