Reuters
26/02/2002 - 18h18

Corpos dos passageiros de vôo sequestrado nos EUA voltam para casa

da Reuters, em Somerset

Os restos mortais dos passageiros e tripulantes do vôo 93 da United Airlines, que foram considerados heróis dos ataques de 11 de setembro por terem aparentemente se rebelado contra os sequestradores, estão sendo preparados para voltar para casa.

Autoridades em Somerset County, onde o Boeing 757 caiu em um descampado durante os ataques a Nova York e Washington, disseram que os corpos de 40 pessoas que morreram serão colocados em caixões junto com seus pertences e devolvidos aos familiares.

A lista incluiu passageiros como Todd Beamer, que teria dito "Vamos em frente!" pouco antes da ação dos passageiros.

Desde então a expressão foi pintada em quatro jatos F15 da Força Aérea norte-americana para servir de grito de batalha na guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo.

O vôo 93 foi um dos quatro aviões comerciais sequestrados durante os ataques de 11 de setembro, mas o único a não atingir o alvo. As autoridades acreditam que os quatro sequestradores pretendiam lançar o avião contra o Capitólio ou a Casa Branca como parte dos atentados que causaram a morte de mais de 3.000 pessoas.

O avião que decolou de Newark, Nova Jersey, com destino a San Francisco caiu em um local afastado na Pensilvânia, a 130 quilômetros de Pittsburgh.

Todas as 44 pessoas a bordo morreram. O conteúdo da caixa preta, que poderia esclarecer o que realmente aconteceu a bordo, nunca foi divulgado.

O FBI, que possui os dados da caixa preta, disse que as informações não serão divulgadas enquanto as investigações prosseguirem, alegando também preocupação com a privacidade.

Segundo as autoridades, uma bola de fogo que saiu dos tanques de combustível enquanto a aeronave caía a uma velocidade de 800 quilômetros por hora provocou o incineramento das pessoas a bordo.

Mas depois de vários meses de investigação foram encontrados restos mortais das vítimas -- incluindo análises de DNA feitas pelo Instituto de Patologia das Forças Armadas -- que serão devolvidos às famílias nas próximas semanas.

Os restos mortais não identificados poderão permanecer no local como parte de um memorial em homenagem às vítimas.

Autoridades de Somerset County se reuniram com representantes das famílias das 40 vítimas no domingo em Newark para explicar o procedimento da devolução dos restos mortais. O grupo de 150 pessoas incluía parentes de passageiros do Japão e da Alemanha.

Os restos mortais dos quatro sequestradores deverão permanecer sob custódia das autoridades de Somerset County.

Leia mais sobre terrorismo nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca