Reuters
27/02/2002 - 15h09

Maior fabricante chinesa de PCs atuará no mercado de celulares

da Reuters, em Pequim (China)

A fabricante chinesa de computadores Legend Holdings prepara sua entrada no mercado de celulares com uma parceria com a Xiamen Overseas Chinese Electronics. A empresa norte-americana Texas Instruments fornecerá os chips dos aparelhos, que devem chegar às lojas em junho próximo.

A Legend colocará US$ 10,87 milhões em dinheiro para controlar 60% da parceria com a Xiamen Overseas, que, por sua vez, entrará com investimentos em equipamentos e montagem da linha de produção.

Os celulares da Legend inicialmente trabalharão com o padrão europeu GSM e também com a tecnologia sucessora, o GPRS.

Yang Yuanqing, presidente da Legend, disse em comunicado que acredita que o mercado chinês de celulares, o maior do mundo, continuará crescendo. As líderes no país, por enquanto, são as estrangeiras Nokia e Motorola, que juntas possuem dois terços do mercado.

Mas o executivo acredita que há espaço para todos. "O potencial do mercado é imenso. É ainda maior do que o mercado de PCs. E as marcas locais estão em ascensão."

A China tinha, no final de janeiro, cerca de 150 milhões de usuários de celular. Só no ano passado, foram vendidas 46,55 milhões de aparelhos. O governo chinês prevê que, nos próximos anos, o ritmo de crescimento será de 30%.

Yang disse que a parceria —que produzirá os celulares na cidade de Xiamen e pretende vender entre 500 mil e um milhão de unidades por ano— provavelmente não registrará lucro no seu primeiro ano de operação.

Os analistas de mercado concordam. "Não acredito que seja possível ter lucros antes de vender dois milhões de unidades. É preciso investir muito dinheiro nas instalações de produção", afirma Viktor Ma, analista do Morgan Stanley em Hong Kong.

Apesar de apenas 11% dos celulares vendidos na China no ano passado terem saído das linhas de produção de empresas locais, essa taxa está crescendo. As maiores fabricantes chinesas são Ningbo Bird, China Kejian e TCL Group.

"Com exceção de Nokia, Motorola e Samsung, as outras empresas estrangeiras estão perdendo mercado", disse Johnny Chan, analista da JP Morgan, que prevê que as companhias locais chegarão a controlar 15% do mercado chinês neste ano.

A Legend é a maior empresa de computadores da China, com 30% do mercado. Apesar disso, o fraco desempenho do setor em 2001 trouxe preocupações aos investidores da companhia. Por esse motivo, acionistas e analistas de mercado vêm pedindo que a empresa diversifique suas frentes de atuação e busque novos mercados fora da China.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca