Reuters
09/05/2001 - 16h04

McVeigh começa a ser preparado para execução nos EUA

da Reuters, em Terre Haute, Indiana (EUA)

Autoridades carcerárias começaram a isolar hoje Timothy McVeigh, limitando os contatos pessoais à família, advogados e conselheiros espirituais. Sua execução pela explosão de um prédio do governo federal em Okhaloma está marcada para o dia 16.

Um porta-voz da administração carcerária disse que as restrições não impedem Mc Veigh, 33 anos, de receber ou escrever cartas.

McVeigh será executado por injeção letal às 9h (horário de Brasília) na prisão federal onde está detido. Ele foi condenado por detonar um caminhão-bomba em 1995 em um atentado que matou 168 pessoas e feriu centenas.

Entre 72 horas e 24 horas antes da execução, McVeigh será levado de sua cela para outra, em um prédio sem janelas a poucos metros da sala onde deverá ocorrer sua morte. Ele não terá mais direito a apelações, segundo autoridades judiciais.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, poderia comutar a sentença, adiá-la ou até perdoar McVeigh, mas nada disso é provável. Bush governou o Texas por quase seis anos, e o Estado lidera o ranking de execuções no país.

A execução de McVeigh será a primeira ordenada pelo governo federal dos EUA desde 1963. Os 38 Estados do país que têm a pena capital executaram mais de 700 detentos desde que a medida foi restabelecida pela Suprema Corte norte-americana, em 1976.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca