Reuters
09/05/2001 - 19h01

Mineração em parque do Congo ameaça gorilas de extinção

da Reuters, em Nairóbi (Quênia)

A atividade mineradora na região dominada por rebeldes no leste do Congo está destruindo a terra, parques nacionais e levando os gorilas da região à extinção, informou hoje o WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Milhares de pessoas estão em busca do minério tântalo, prejudicando o Parque Nacional Kahuzi-Biega National Park e a Reserva de Okapi.

O tântalo é usado em produtos de alta tecnologia, como telefones celulares, chips e reatores nucleares.

"As atividades de mineração no Parque Nacional Kahuzi-Biega e na Reserva Okapi estão rapidamente levando os gorilas à beira da extinção", disse o WWF em comunicado.

O parque Kahuzi-Biega abriga os poucos gorilas restantes da espécie. O WWF disse que o número de gorilas caiu de 250 em 1996 para entre 110 e 130 agora. A situação na baixada do parque, onde vivem mineiros e grupos militantes, é desconhecida.

A caça também já eliminou os elefantes na parte alta do parque, disse o WWF. Um animal local, chamado okapi -- parente da girafa, do tamanho de uma zebra -- também está sob sério risco de extinção, segundo especialistas.

A entidade defende que as indústrias boicotem os minerais extraídos dos parques.

"É de responsabilidade de todos os envolvidos, dos mineradores às grandes indústrias multinacionais, deixar os lucros egoístas e pensar na comunidade, no interesse nacional e internacional", disse o diretor-geral do WWF, Claude Martin.

A área da reserva Okapi é controlada por rebeldes da Frente Congolesa de Libertação. O grupo luta contra outros guerrilheiros, apoiados por Ruanda.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca