Reuters
09/05/2001 - 19h16

Califórnia espera novos blecautes para hoje

da Reuters, em San Francisco

A agência de energia da Califórnia declarou estado de emergência do nível dois e esperava a ocorrência de blecautes na região na tarde de hoje.

"Esperamos uma forte possibilidade de blecautes de mais de três horas'', disse um porta-voz da agência ISO, que controla o sistema energético de boa parte do Estado, citando uma forte onda de calor e aumento da demanda como causas.

Um aumento maior do consumo de eletricidade obrigaria à declaração de estágio de emergência do nível 3, o que permitiria à agência começar a cortar o fornecimento para bairros inteiros em intervalos de 60 a 90 minutos.

Os blecautes são o último recurso adotado pela agência para evitar sobrecarga e colocar em risco equipamentos elétricos.

Os aparelhos de ar-condicionado, que em dias quentes formam a terceira demanda de uso na Califórnia, sobrecarregaram a rede elétrica na segunda e terça-feira. Os blecautes de terça-feira atingiram cerca de 300 mil pessoas no Estado.

Uma nova rodada de blecautes hoje marcaria a primeira vez que a Califórnia seria forçada a três dias consecutivos sem luz.

As temperaturas hoje, segundo a meteorologia, atingiriam 43 graus em Palm Springs e 35 graus em Sacramento.

As rádios e emissoras de televisão mantiveram os apelos pelo racionamento, especialmente durante as tardes.

Na semana passada, o governador da Califórnia, Gray Davis, disse que o consumo já caiu 9% em relação ao ano passado.

Oito usinas elétricas estão em construção no Estado, e outras cinco já têm licença para serem erguidas. Apesar disso, a energia extra não estará disponível até 2002.

Autoridades esperam entre 30 e 35 dias com cortes de luz neste ano na Califórnia.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca