Reuters
04/03/2002 - 10h38

Pacifista é eleito presidente de Kosovo

da Reuters, em Pristina (Iugoslávia)

O poder legislativo de Kosovo elegeu o líder pacifista Ibrahim Rugova como presidente da Província iugoslava na segunda-feira em um importante passo em direção a um autogoverno.

Kosovo tem sido governada pela Organização das Nações Unidas desde que os bombardeios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos), em 1999, expulsaram as forças sérvias do território dominado pela etnia albanesa.

A assembléia de Kosovo também escolheu um primeiro-ministro e um conselho de dez membros. A Liga Democrática de Kosovo, de Rugova, tem o maior número de ministros no conselho, mas o primeiro-ministro Bajram Rexhepi é do partido rival, o Partido Democrático de Kosovo.

A votação foi uma formalidade, pois na semana passada os principais partidos da etnia albanesa colocaram fim a rixas depois da eleição geral de novembro e concordaram em dividir o poder.

O presidente da Assembléia, Nexhat Daci, afirmou que 88 deputados votaram em favor do acordo, 15 se abstiveram e três votaram contra. O resultado foi comemorado com aplausos de pé na assembléia.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca