Reuters
04/03/2002 - 14h38

Canadá poderá permitir pesquisa com célula-tronco

da Reuters, em Toronto (Canadá)

Os cientistas canadenses terão permissão para usar embriões humanos para pesquisas médicas com células-tronco, mas com novas restrições que serão divulgadas ainda hoje, segndo o jornal "Globe and Mail".

De acordo com o jornal, as restrições estão sendo analisadas pelo Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde, um órgão federal. Os documentos obtidos pelo Globe and Mail revelam que a pesquisa com células-tronco apoiada publicamente pode receber financiamento do instituto apenas se as células forem doadas com a autorização dos casais envolvidos.

Os cientistas não vão poder pressionar a decisão das mulheres sobre o fato de elas prosseguirem com a gravidez. Além disso, os pesquisadores canadenses que receberem verba pública estarão proibidos de criar ou clonar embriões humanos nos seus laboratórios apenas para propósitos de pesquisa.

As células-tronco têm uma grande capacidade de se multiplicar e se transformar em qualquer outro tipo de célula que faz parte do corpo humano. Por isso, elas podem significar uma esperança de cura para muitas doenças, como Parkinson, Alzheimer e diabete.

Mas a única forma de extrair essa células para fins de pesquisa e regeneração é destruindo o embrião vivo, uma questão que tem provocado polêmica em todo o mundo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca