Reuters
05/03/2002 - 09h49

Pianista israelense anuncia concerto para palestinos

da Reuters, em Jerusalém

O renomado pianista israelense Daniel Barenboim disse ontem que irá se apresentar em uma cidade palestina, durante um esforço para criar um diálogo para acabar com 17 meses de conflitos no Oriente Médio.

Mediadores estrangeiros receberam com alegria a notícia do plano de concerto de Barenboim na cidade de Ramallah, na Cisjordânia. A apresentação marcada para amanhã será parecida com a que ocorreu ontem em Jerusalém.

Mas a iniciativa de Barenboim, nascido na Argentina, trouxe sinais de discórdia em Israel.

"Eu me expresso por meios musicais e acho que até agora nenhuma solução política foi encontrada. Eu não acredito que uma solução militar, moral ou estrategicamente mais funcional exista", disse Barenboim em Jerusalém.

"Para aqueles de nós que têm a possibilidade de abrir um diálogo, eu acho que é nossa obrigação", disse.

No ano passado, Barenboim irritou sobreviventes do Holocausto nazista por conduzir um concerto com composições de Richard Wagner, compositor favorito de Adolf Hitler.

"Para uma pessoa da estatura de Barenboim ir para Ramallah agora mostra certa insensibilidade à dor dos israelenses aqui", disse Emphraim Zuroff, diretor da filial de Jerusalém do Centro de Caça aos Nazistas, Simon Wiesenthal.

Miguel Angel Moratinos, enviado da União Européia ao Oriente Médio, disse: "A União Européia recebeu essa iniciativa como uma contribuição ao esforço em direção à paz, ao diálogo e ao entendimento entre israelenses e palestinos".

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca