Reuters
07/03/2002 - 09h25

Qualcomm vai investir em empresas indianas de software

da Reuters, em Nova Déli (Índia)

A gigante de tecnologia sem fio Qualcomm está avaliando a aquisição de participações em pequenas companhias de software indianas, na esperança de que elas possam ajudar a desenvolver aplicativos para sua tecnologia CDMA de telefonia celular.

Em janeiro, a Qualcomm anunciou planos de investir até US$ 200 milhões na Reliance Communications, da Índia, uma nova empresa do poderoso grupo Reliance, que pretende desenvolver a tecnologia CDMA.

"Creio que a próxima oportunidade na Índia terá a ver com o desenvolvimento de software e possivelmente trabalharemos com fabricantes de equipamentos", disse Irwin Jacobs, presidente da Qualcomm.

"Acredito que alguns investimentos podem acabar em pequenas companhias de software que desejem criar aplicativos para aparelhos sem fio que seriam usados em redes CDMA", disse Jacobs, inventor do CDMA, o segundo padrão mais usado no setor de telefonia móvel.

"Separamos US$ 400 milhões em todo o mundo para esses investimentos e creio que com o progresso aqui na Índia, muitos desses investimentos serão feitos aqui."

Várias gigantes de telecomunicações mundiais, como Motorola, Lucent e Ericsson, montaram centros de desenvolvimento na Índia, aproveitando a ampla mão-de-obra barata de engenheiros e profissionais qualificados no país.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca