Reuters
10/05/2001 - 14h54

Conservadores britânicos lançam programa tentando ganhar votos

da Reuters, em Londres

A principal legenda de oposição do Reino Unido, o Partido Conservador, lançou hoje seu programa de governo, no qual prometeu um corte drástico no preço dos combustíveis, uma tentativa de reverter seus baixos índices de popularidade antes da eleição geral de 7 de junho.

Depois de semanas de pesquisas de opinião que prevêem sua derrota, o líder do partido, William Hague, saiu a campo prometendo que o governo conservador iria manter intocada por ao menos cinco anos ainda a moeda do país, a libra.

Os conservadores, ao divulgar seu programa uma semana antes do de Blair, tentam conquistar alguns votos com propostas de baixar os impostos.

Outra promessa dos conservadores é diminuir os impostos que pesam sobre os combustíveis, que no Reino Unido apresentam os preços mais altos da Europa.

Segundo o partido de Hague, o atual governo não entende o país. "Os trabalhistas não entendem nosso país e não podem avaliar o que não podem entender."

Blair contra-atacou, afirmando que os conservadores estavam prometendo cortes na arrecadação que só poderiam ser implementados se também fossem cortados serviços públicos essenciais para o país.

Enquanto os candidatos iniciavam suas campanhas, foram divulgados números diferentes de duas pesquisas de opinião.

O instituto "Mori" apontou Blair na liderança com uma larga margem, mais de 24 pontos percentuais que Hague. Mas uma pesquisa do "Gallup" colocou a distância em 17 pontos, quatro menos que seus últimos resultados.

De todo modo, os trabalhistas parecem conseguir repetir o sucesso de 1997, quando conquistaram uma vantagem de 179 cadeiras no Parlamento.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca