Reuters
11/03/2002 - 20h05

Varginha faz Festival de Cinema e concede prêmio ET de Ouro

da Reuters, em São Paulo

Nem só de extraterrestres vive a cidade de Varginha, em Minas Gerais. A partir deste ano, o município de 108.284 habitantes ganha mais uma atração: o 1º Festival de Cinema de Varginha, que será realizado de 17 a 23 de março.

Faturando em cima da fama conquistada pela cidade desde o anúncio de que ETs teriam sido vistos na região em 1996, o prêmio destinado ao vencedor do festival foi batizado de ET de Ouro.

Nessa primeira rodada foram confirmados seis longas, 19 curtas e 12 vídeos. Está prevista ainda uma mostra competitiva de vídeos relacionados ao tema ``Direitos Humanos e Liberdade''.

Os cineastas amadores de Varginha terão ainda uma competição de vídeos com até três minutos, que terá como tema "Varginha e sua Gente".

Estão confirmados os seguintes longas: "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho, "Timor Lorosae - O Massacre Que o Mundo Não Viu", documentário dirigido por Lucélia Santos, "O Mar Por Testemunha", de Gustavo Lipsztein, "O Casamento de Louise", de Betse de Paula, "Conexão Brasil", filme de ação dirigido e estrelado pelo paranaense Talício Sirino, e "Cronicamente Inviável", de Sérgio Bianchi.

As projeções do Primeiro Festival de Cinema de Varginha serão realizadas no Theatro Municipal Capitólio, com capacidade para 700 espectadores.

O Cine Tenda, armado na Concha Acústica da cidade, reapresentará os filmes exibidos durante a semana. No dia 18, o evento sediará o congresso da Associação Mineira de Cineastas, quando será formulada a Carta de Varginha.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca