Reuters
12/03/2002 - 12h08

Justiça dos EUA suspende domínio falso ".usa"

da Reuters, em Washington (EUA)

Um tribunal dos Estados Unidos fechou um site que estava ganhando dinheiro com a venda de nomes de domínio falsos com sufixos de internet como ".usa" e ".brit", informou a FTC (Comissão Federal do Comércio do país).

Vários acusados nos EUA e no Reino Unidos lançaram uma agressiva campanha de marketing via e-mail promovendo a compra dos endereços. As mensagens tinham links para um site, www.dotusa.com, que vendia endereços como www.surfin.usa, que não funcionavam.

Ao contrário de domínios como ".com", ".net" e ".org", o ".usa" não é reconhecido pela Icann, grupo que estabelece os padrões de endereços de sites de internet e e-mails.

O domínio ".usa" se parece com o ".us", um legítimo código de país controlado pela empresa NeuStar. O site também vendia outros domínios falsos, como ".brit" e ".bet".

A FTC conseguiu uma liminar para encerrar as atividades dos sites e impedir que montem negócios no exterior. A entidade vai tentar impedir as operações permanentemente e obrigar que seja feita a devolução do dinheiro arrecadado.

Cobrando US$ 59 pelo registro, o site ganhou pelo menos US$ 1 milhão, informou a FTC.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca